SOLARIS conquista a primeira certificação ISO 9001:2015 do segmento no Brasil!

21/09/2018


Por Márcio Amorim - Gerente de Melhoria Contínua e Qualidade               


Nos últimos anos a Solaris investiu expressiva energia na busca pela excelência organizacional e esta jornada contribui e nos direciona para o aprimoramento da segurança e qualidade de nossos serviços e processos. Com escopo cada vez mais ampliado, nossas várias iniciativas de melhorias têm forjado um caminho de sólida transformação organizacional e relevante impacto no aumento da satisfação de nossos Clientes, visto nossa recente conquista com a recertificação no Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015.


 Dos vários fatores críticos para o sucesso desta jornada, um em especial, foi a escolha prévia e acertada de “investir em pessoas treinando-as antes de iniciar a construção de processos”, o passo seguinte foi redesenhar o nosso modelo de manutenção para um novo modelo a luz do pensamento Lean. Isso nos obrigou a rever nossa forma de trabalhar, passando por inserir um contexto de planejamento de produção ancorado em padrões de trabalho, fluxos de processos, gestão visual, tempo de ciclo nas operações técnicas, maior rigidez na inspeção de entrada dos equipamentos, instituição de inspeções de qualidade durante o processo, sistema de gerenciamento da manutenção on-line e integrados nacionalmente entre oficinas e atendimento de campo, assim como a padronização e definição do papel e responsabilidade nas rotinas administrativas.


 A busca pela excelência organizacional e os desafios que temos a frente nos estimulam a complementar o atual modelo de gestão com outras iniciativas, como por exemplo as orientações virtuais assistidas da melhor e mais segura forma de se fazer a manutenção, gestão de produtividade por técnico e gerenciamento remoto e integrado das filiais. Tudo isso, com intuito de entregar aos nossos clientes um novo nível de qualidade e segurança e assim fidelizar clientes.


 Esse ambiente e essa preparação, disciplinada e planejada, permitiram que a Solaris se lançasse ao desafio de obter a sua recertificação pela norma ISO 9001 já na versão 2015!  Com requisitos extremamente amplos, a nova norma acessa com propriedade a mentalidade de risco para o negócio, explora um contexto organizacional mais amplo, além de, ênfase em gestão estratégica e nos papéis da Alta Direção.


 Por fim, muito além de um importante certificado, fica evidente a confiança que as pessoas possuem em seus líderes e na empresa a ponto de embarcar nessa jornada de transformação. A naturalidade com que os colaboradores seguem os processos e sugerem de forma rotineira melhorias, continuará lubrificando as engrenagens de qualquer iniciativa e sustentará os resultados de um Sistema altamente eficaz de Gestão da Qualidade.


Venha nos visitar e veja na prática o nosso modelo de gestão Solaris.