Plataformas da Solaris são usadas na restauração de patrimônio artístico

18/12/2017

Empresa Gaya Restauração e Preservação, com sede no Paraná, é cliente desde 2010

O artista plástico especializado em restauração Gilberto Alberton Benvenutti, proprietário da Gaya Restauração e Preservação está acostumado a trabalhar em forros e paredes de casas e igrejas. "Há mais de 20 anos atuo na área de restauração de pinturas murais e tanto eu quanto minha equipe trabalhamos em grandes alturas. Sempre usávamos os andaimes, que são comuns nessas obras, mas, há cerca de sete anos encontrei as plataformas aéreas da Solaris. Usei em uma obra de restauração das pinturas artísticas de um forro de 12 metros e os resultados foram ótimos. Depois disso as plataformas passaram a fazer parte da rotina da Gaya", explica Benvenutti.

Segundo ele, os equipamentos são fundamentais pela segurança e facilidade de manuseio. "Com a plataforma conseguimos acessar locais em que teríamos mais dificuldades com os andaimes. Como elas são móveis, são deslocadas à medida da necessidade da equipe de restauro e também das atividades religiosas desenvolvidas na igreja, que não precisa fechar durante o período de restauração. Casamentos e celebrações continuam em andamento. A Solaris está sempre atenta às nossas necessidades e entende que trabalhamos com um patrimônio valioso. Normalmente são construções de grande valor arquitetônico, cultural e religioso. E isso requer muito cuidado e atenção. Não é apenas uma obra de construção civil. Nosso trabalho é muito mais técnico e criterioso e por isso temos necessidades específicas, que são sempre analisadas a cada nova parceria. Já usei as plataformas em várias obras e não pretendo abrir mão dessa tecnologia", fala o restaurador. "Outro diferencial é o atendimento da equipe da Solaris como um todo. Sempre fui prontamente atendido, seja em questões técnicas ou comerciais". 

Gilberto Alberton Benvenutti é formado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e especializado em restauro mural em Florença, na Itália. Fundou a Gaya Restauração e Preservação em 1989. Com sede em Curitiba, Paraná, a empresa presta serviços para a Igreja Católica e patrimônio particular. É cliente da Solaris desde 2010.

Principais obras executadas pela Gaya Restauração e Preservação:

-Igreja São Vicente de Paulo, Curitiba

-Igreja Santa Terezinha, Curitiba

-Catedral Basílica Menor de Curitiba

-Igreja Santana do Abranches, Curitiba

-Igreja Nossa Senhora do Rosário, Colombo

-Restauração das Pinturas Artísticas do Batistério da Igreja de Santo Antonio da Lapa - Igreja tombada pelo IPHAN

-Restauração das Pinturas Artísticas da Capela Interna, da Casa de La Missione - Florença - Itália.

-Colégio Marista Paranaense, Curitiba

-Centro de Cultura de Ponta Grossa

-Vila Hilda, em Ponta Grossa

-Salão Nobre e Capela da Mitra da Arquidiocese de Curitiba

-Igreja São Sebastião da Rondinha, em Campo Largo

-Igreja Nossa Senhora do Carmo, na comunidade de Bela Vista, em Imbituva

-Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Palmeira, obra em execução