Dicas da IPAF sobre segurança

21/09/2016

Todos sabem que as plataformas aéreas são máquinas extremamente seguras, e os dados não nos deixam mentir... em todo o ano de 2015, o número de acidentes foi de 68, o que resulta numa taxa de acidentes fatais de 0,035.

Desses acidentes as principais causas foram relacionadas a: queda em altura (31%), tombamento (27%), eletrocussão (15%) e esmagamento (15%).

As plataformas podem ser utilizadas com ótimo aproveitamento em conservação de árvores. As estatísticas levantadas pela IPAF mostram que, aproximadamente, uma em cada cinco mortes ocorridas com PTA envolvem operadores do ramo de conservação de árvores. No entanto, são uma das formas mais seguras para trabalhos temporários em altura, desde que seja feita uma avaliação de riscos, e que os operadores estejam devidamente qualificados, formados ou treinados, e que o equipamento tenha sido submetido a uma inspeção e manutenção adequadas para uma utilização segura, incluindo a existência de um plano de resgate.

Outra utilização corriqueira e muito errada em plataformas é o uso de banner, para divulgação em feiras ou exposições. Você sabia que não é permitido fixar banners nas plataformas tesoura? Já que tais faixas podem criar um ”efeito vela”, desestabilizando a plataforma e causando o seu tombamento. Algumas plataformas do tipo tesouras são desenhadas para uso exclusivo em ambientes fechados, com zero de velocidade de vento. As plataformas concebidas para o uso externo correm o risco de tombar quando estão em posição elevada e a velocidade máxima segura do vento for excedida.


Fonte das informações (site IPAF):

 http://www.ipaf.org/pt/recursos/noticias/article/a-taxa-de-acidentes-fatais-em-pemtpta-permaneceu-inalterada-apesar-do-aumento-da-frota-de-equipame/

 http://www.ipaf.org/pt/recursos/noticias/article/a-ipaf-adverte-para-a-nao-utilizacao-de-banners-nas-plataformas-de-tesoura/

 http://www.ipaf.org/pt/recursos/noticias/article/a-utilizacao-segura-de-pemt-ou-pta-na-conservacao-d...