Cuidados que você deve ter antes de subir na PTA

26/01/2017

Operar qualquer tipo de equipamento, do mais simples ao mais complexo, oferece muitos riscos. No entanto, no caso da PTA existem muitos outros riscos que devemos redobrar a nossa atenção. Quedas, possíveis acidentes na operação e até mesmo os atropelamentos. Por isso alguns cuidados devem ser levados a sério para que nenhum destes aconteça no seu trabalho.

Cuidados ao operar uma PTA

Estes cuidados são a base para você iniciar um trabalho na PTA, e devem ser seguidos sem nenhuma alteração para que não haja nenhum perigo.

-Você nunca poderá ter acesso a uma PTA sem antes já ter realizado o treinamento necessário para tal finalidade e ter a experiência necessária para iniciar o trabalho. A Solaris dispõe de vários cursos que te dão a capacidade necessária para operar uma PTA. Para mais informações acesse: LINK

-Ler o manual é uma atitude muito importante que deve se tornar um abito nas nossas vidas com ele podemos visualizar informações muito importantes que muitas vezes não são ditas no nosso dia a dia. Siga todas as instruções passo a passo do fabricante.

-Fique de olho no seu local de trabalho, isso pode interferir manobras necessárias na PTA, como por exemplo, ficar próximo a dispositivos elétricos, hidráulicos e mecânicos. Esta atitude pode até causar acidentes.

-Utilize sempre o seu EPI (Equipamento de Proteção Individual).

Estes foram os cuidados básicos que você ter total conhecimento. Agora vamos aos passos mais importante que requerem atenção redobrada ao operar uma PTA.

Verificações importantes antes de operar a PTA

Fique atento ao fazer a sua inspeção no equipamento dessa forma você pode garantir que tudo está no seu devido lugar. Observe se não há nada obstruindo ou desligado que posso atrapalhar alguma movimentação do operador.

Faça uma avaliação de todos os controles e funções e tenha certeza de que todos estão em perfeito estado de funcionamento, sem barulho ou defeito aparente. Se por algum motivo você encontrar algum desses motivos entre em contato imediatamente com a equipe técnica.

Outro ponto muito importante é fazer um check list de todos os dispositivos de segurança da PTA, e EPI novamente.

E um dos passos mais importantes, faça uma outra inspeção pela área no entorno da plataforma, e se certifique que nada irá obstruir o seu caminho quando estiver operando a PTA. Tenha em mente que possam existir outros trabalhadores na área e todo cuidado deve ser levado em conta. Preocupe-se em observar se existem equipamentos e delimitem o seu espaço de trabalho.