A importância de se utilizar o EPI

26/01/2017

Segurança é nossa missão e neste artigo vamos enfatizar a importância de se utilizar o EPI.

Equipamentos de segurança individuais são indispensáveis para garantir a integridade dos operadores de PTA’S. Os operadores devem incorporar, qualquer que seja a dimensão do trabalho, o uso do seu EPI’s para realiza-los. É tão importante para você, quanto para a prestadora de serviço, para qual o operador foi contratado. Não se esqueça que o EPI é um direito do trabalhador e um grande dever da prestadora de serviço.

A empresa tem o dever de garantir que seus funcionários tenham seus EPI’S fornecidos e repostos por conta do uso sem nenhum custo. Treinamentos também podem ser disponibilizados para garantir o uso correto dos equipamentos e mostrar ao trabalhador a responsabilidade do uso do seu equipamento.

No mercado atual, existe uma grande variedade de EPI’S disponíveis como, por exemplo: Botas, protetores auriculares, capacetes, luvas, capas , etc. Estes equipamentos são selecionados de acordo com a necessidade que irão ser utilizados por cada trabalhador e qual será o risco para ele. A maioria das pessoas alega que o EPI causa um desconforto, mas é importante lembrar que o uso do EPI é obrigatório e este desconforto é temporário e é solucionado com o costume de utilização.

Um trabalho de conscientização sobre os EPI’S é de grande importância para a segurança do trabalhador.